E3 2009 – Nintendo – ‘Ave Mario’.

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Cammie Dunaway é mestra na arte do riso. Por momentos, pensei estar enamorado com a senhora. Segundo os livros, quando vemos a cara duma pessoa em todos os cantos da nossa lide, o coração bombeia sangue em força. Mas não. Cammie ganhou o estatuto de celebridade da indústria na afamada conferência de 2008. A partir dai, a foto da menina entupiu blogues e encheu fóruns de discussão. A líder de marketing da Nintendo voltou a ser a cara bonita (?) desta edição da E3 ao servir milhões de adeptos da empresa de Quioto. Desta vez, a palestra arrancou a atenção mundial logo nos primeiros minutos. Para além da insuficiência oftalmológica dos consumidores seniores da Wii e DS, que encheram o ecrã gigante de Los Angeles com momentos de felicidade digital, a Nintendo conseguiu focar a lente comercial na fatia mais insatisfeita da geração corrente – os amantes do passado da Nintendo. Numa arena pintada com todas as cores da Nintendo dos nossos dias, Cammie anunciou New Super Mario Bros. Wii com um sorriso de orelha a orelha. Fiquei feliz por ver o génio de Miyamoto, e da sua equipa criativa, explorado numa aposta paradoxal; New Super Mario Bros. Wii combinará a simplicidade mágica e eufórica do original Nintendo DS com o espírito multijogador da sucessora da GameCube. Quando quatro executivos da Nintendo entraram em cena, para demonstrar os méritos da obra, senti-me bem. É realmente emocionante ver um ícone da indústria ser tratado com tanta atenção e devoção. Com quatro participantes nas planícies horizontais de Mario, esta aposta pode cair no charco público da Wii; é nostálgico e inovador para os adeptos mais antigos e verdadeiramente novo para o consumidor base da consola. Gostei, pronto.

Para fechar a sua primeira intervenção na conferência, Cammie apresentou Wii Fit Plus. Surpreendido, caro leitor? Claro que não. A empresa, que nos fez acreditar que utilizar uma balança diariamente pode ser uma actividade divertida, deve ter partido o porquinho de porcelana onde guarda as notas. Ora, os génios engravatados de Quioto pensam que uma pequena cirurgia plástica será suficiente para reanimar o franchise Wii Fit. Independentemente dos possíveis méritos desta expansão criativa, alegadamente adaptada às necessidades diárias do consumidor, o sucesso comercial é praticamente certo. Aliás, é quase impossível comentar um título com destino e rentabilidade tão óbvias desde o início. Saiba apenas que poderá adquirir Wii Fit Plus separadamente ou num pacote bem jeitoso com a Wii Balance Board. Qual cartomante; prevejo a excitação do leitor com esta aposta de elevado calibre…

O meu pulso acelerou, mas não com o Wii Vitality Sensor...

O meu pulso acelerou, mas não com o Wii Vitality Sensor...

Chegou a hora de Reggie Fils-Aime. O homem que guarda o livro de cheques da Nintendo of America volta a pisar o palco maior da E3. Detentor de uma segurança argumentativa notável, Reggie explica o valor do reconhecido Wii Motion Plus; um pequeno adaptador que expandirá a capacidade sensorial do Wii Remote. O mérito do acessório é explicado numa demonstração em tempo real de Wii Sports Resort. Admito que fiquei surpreendido com a precisão aparente do Wii Motion Plus, durante alguns exercícios digitais. O segmento que mais me impressionou foi o combate titânico entre Bill Trinen, mártir da Nintendo que demonstrou todas as actividades de Wii Sports Resort, e o típico jogo de arco e flecha. Reparei na dificuldade real que Bill sentia ao apontar para o centro do alvo enquanto ostentava o Wii Remote e Nunchuk, numa pose que emulava a dum arqueiro em acção. Mais uma vez, o tiro final era invariavelmente fiel ao movimento corporal do jogador. O Wii Motion Plus foi, portanto, uma estrela notável no alinhamento desta apresentação da Nintendo. Contudo, terei de fechar este parágrafo com reticências. Sempre critiquei os criativos da indústria, alistados em estúdios ousados com uma conta bancária saudável, por não espremerem o sumo técnico do Wii Remote. Infelizmente, o mercado de consumidores da Wii fechou as portas a propostas originais (salvo raras mas notáveis excepções), mas a premissa de inovação e liberdade, ao comando da máquina branca da Nintendo, tem sido penosamente negada com sucessivas apostas no lucro fácil e implementação comercial. Mais uma vez, a inovação técnica do Wii Remote Plus (assente numa capacidade sensorial de 1:1), será o início duma avalancha de títulos desenvolvidos pelos criativos da Nintendo, mas conseguirão os estúdios independentes apanhar o comboio a tempo? É certo que empresas como a SEGA (Virtua Tennis 2009) e a Ubisoft (Red Steel 2) já trabalham com a tecnologia, mas é o eventual resultado final que me deixa ligeiramente céptico. Mas, sublinho a ideia, fiquei surpreendido com alguns pontos da apresentação e, melhor, reconheço o potencial criativo do pequeno acessório cinza. Vamos esperar…

Com o regresso de Cammie ao palco da California, chega o momento das apostas portáteis da Nintendo. Após alguns elogios às fortes vendas mundiais da DS Lite e DSi, somos brindados com a apresentação de alguns títulos interessantes. Aliás, minutos antes da reentrada de Cammie na arena, fomos brindados com o novo Kingdom Hearts 358/2 Days, da Square-Enix, e o (brilhante!) anúncio de Golden Sun DS. A mítica série, que começou em terrenos do GameBoy Advance, chega finalmente aos dois ecrãs da Nintendo DS. A expectativa é grande, mas teremos de esperar até 2010 para saborear a magia de Golden Sun na DS. Cammie começa por apresentar um trio de obras exclusivas na Nintendo DS;  James Patterson’s Women’s Murder Club Games of Passion (THQ), Cop: The Recruit (Ubisoft ) e Style Savy. Relembro que este último já está disponível no Japão há algum tempo, mas com o título Girl’s Mode. Material válido, mas ainda muito verde, para quem mostre interesse. Na DSi, realço o anúncio de funcionalidades relacionadas com o Facebook (que as redes sociais sejam louvadas) e de Mario vs Donkey Kong: Minis March Again! que ficará disponível para download na DSi Shop.

Uma das maiores surpresas desta palestra foi apresentada pelo cabecilha maior da Nintendo, o presidente Satoru Iwata. O Wii Vitality Sensor é (mais) um acessório para o Wii Remote, com o aspecto de um pequeno dedal. O objectivo? Medir o pulso do jogador de ocasião. Entendo a filosofia criativa da Nintendo; espelhar a personalidade do consumidor em todas as experiências digitais, num ambiente muito próprio. Mesmo que, para o efeito, o jogador tenha de recorrer a um acessório semelhante a um utensílio médico algo deprimente. Iwata conjugou várias vezes o verbo “relaxar” durante o seu discurso de apresentação do Wii Vitality Sensor. A ideia é rebelde; o utilizador desta tecnologia poderá descansar e relaxar enquanto joga ou reproduz alguma actividade na Wii. Embora prefira guardar o meu dedo para pressionar um gatilho no comando, reconheço ousadia nesta peça de hardware. A excitação é muito moderada, mas terei de testar o acessório para ter formar uma opinião. Estará pronto para adormecer com a Wii recorrendo a um dedal tecnológico, caro leitor?

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A alma da E3 assenta em pontos chave básicos; surpresa, emoção e divertimento. Por isso mesmo, o melhor momento da Nintendo na edição deste ano foi oferecido por Cammie Dunaway – Super Mario Galaxy 2 verá a luz do dia na Wii. Pelo que o canalizador baixinho significa para mim, pelo mundo extraordinário de Super Mario Galaxy, e pela paixão que sinto cada vez que toco num título com a assinatura de Miyamoto, fiquei perplexo e verdadeiramente emocionado. Super Mario Galaxy simboliza o que esta indústria tem de melhor. É um título apaixonante e estupidamente divertido. A atenção ao detalhe e devoção total dos apóstolos de Miyamoto elevaram Mario ao pedestal de qualidade da geração corrente. Ainda me lembro de tremer na primeira vez que joguei Galaxy. Tenho a certeza que vai acontecer o mesmo com a sequela directa do diamante maior do catálogo Wii. O pequeno trailer apresentado deixa antever mais magia do mesmo leque, admitindo o cenário espacial e palete de cores na tela. A novidade mais gritante foi a introdução do adorável Yoshi, que já havia marcado títulos de Mario anteriormente. Super Mario Galaxy 2 pode vir a explorar o melhor que o Wii Motion Plus tem para oferecer, se vier a ser compatível com essa expansão para o comando da Wii, dotando o jogador com liberdade e paradoxos de gravidade únicos. Na visão do seu escriba de serviço, Galaxy 2 foi a melhor notícia que saiu da E3 – uma simbiose perfeita entre o respeito pelo passado e olho no futuro da Nintendo. Enquanto não tenho a obra nas mãos, espero ansiosamente por ver cada segundo de jogo apresentado nos próximos meses…

Ainda se lembra de Tomonobu Itagaki? Sim, aquela personagem mais disposta que liderou a Team Ninja por vários anos. Mesmo depois de se ter afastado do estúdio (e consequentemente da Tecmo) em circunstâncias… dúbias, a Team Ninja continuou a trabalhar, já sem o seu mentor de sempre. Reggie apresentou Metroid: Other M perante uma audiência que ainda recuperava do trailer de Super Mario Galaxy 2. A menina Samus volta à ribalta da indústria, num género que tornou a série Metroid no fenómeno qualitativo de hoje – acção e plataformas com progressão horizontal. Num vídeo recheado de previsões do enredo e cenário da obra, descobri uma mecânica muito inspirada pelo lendário Super Metroid (Super Nintendo) com toques de acção frenética e compensadora, típicos no trabalho da Team Ninja. Aliás, a parceria da Nintendo com a Team Ninja foi tão surpreendente como pode ser fortuita. A RetroStudios realizou obras de arte digitais de altíssimo nível com a série Prime, por isso só posso esperar a mesma competência por parte do estúdio responsável por títulos como Ninja Gaiden ou Dead Or Alive. Um apelo ao director criativo do projecto – aquando o lançamento de Metroid: Other M, quero louvar os méritos técnicos da obra e divertir-me quanto baste, o que não implica a exaltação do busto e forma curvilínea de Samus Aaran, para encher o olho do consumidor corrompido pelo acne e hormonas. Mais um para a minha lista de prioridades!

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A conferência da Nintendo na E3 ficou pintada de vermelho. Após mais de duas décadas a conquistar a atenção de milhões de consumidores por esse mundo fora, a cara, o ícone da Nintendo volta a suscitar emoção entre os jogadores mais ávidos por divertimento digital do melhor calibre. New Super Mario Bros. Wii e Super Mario Galaxy 2 são o espelho maduro duma personagem que continua a garantir a saúde dos cofres da Nintendo e o contentamento do público e qualquer analista. Mesmo com alguns produtos pendentes de avaliação, como o Wii Motion Plus e Wii Vitality Sensor, a empresa de Quioto continua a rumar ao destino que traçou muito cedo nesta geração. A convivência harmoniosa entre a glória do passado e o entusiasmo da tecnologia corrente simboliza o valor e potencial que a Nintendo exalta em cada oportunidade. Antes da palestra, tinha apostado na apresentação dum novo título da saga The Legend of Zelda. Embora guarde essa espinha na garganta, louvo as palavras de Cammie, Reggie e Iwata por transparecerem paixão e apego com os adeptos da Nintendo de hoje. Se o objectivo era deixar um rasto de entusiasmo, missão cumprida.

Também pode ler este artigo em LusoGamer.com

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  1. 1 Até para o ano, E3! « Now Loading… Trackback em Segunda-feira, Junho 8, 2009 às 21:33

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